Princesinha Nicolle

Princesinha Nicolle
Lindaaaaaa da mamãe

domingo, 24 de julho de 2016

Quarto montessoriano!!!

  A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

            Quarto montessoriano da Nicolle
Um espaço feito para ela, com todo conforto e pensando no desenvolvimento dela.
O colchão no chão trás liberdade para ela sair ou ir para a cama quando quiser. (Na hora de dormir um travesseiro, um Edredom ou até msm outro colchaozinho do lado é bom pq eles se mexem muito e podem sair do colchão.

Os móveis de preferência tem que ser tudo baixo, mais eu optei pelo guarda roupa pq com uma cômoda não iria caber todas as coisas dela, e o guarda roupa fica mais organizado, no meu quarto não teria espaço para deixar o guarda roupa dela.

Os brinquedos em uma estante de nichos, ou prateleiras baixas, ao alcance dela para ela pegar os brinquedos e guarda de volta. É os brinquedos não podem ser disponibilizado todos de uma vez. O ideal é colocar 4 ou 6 brinquedos a disposição, e fazer um rodízio à cada 15 dias, trocando aqueles que a criança enjou.
Do lado da estante vai ser o cantinho da leitura que ainda não terminei, falta colocar as prateleiras onde vão ficar os livros que eu ou o papai vamos ler para ela, vai ficar em uma altura q ela alcance, assim ela vai poder escolher o livro, e pegar os livrinhos de panos e com desenhos para ela vê sozinha.
Espelho e barra, o espelho é para ela se olhar, as crianças adoram se vê no espelho, eles adoram ver o rosto humano e dessa forma ajuda à eles se reconhecerem.
A barra é para eles se levantar sozinha e quando tiver começando andar ela vai poder andar sem a ajuda do papai e da mamãe, as crianças quando estão começando a andar querem liberdade não gostam que segurem eles.
A barra da Nicolle ainda não coloquei, está no chão.
Vou postar fotos para vcs verem como fica.



Outra coisa legal e quando a criança está maiorzinha, colocar roupinhas, sapatos em um lugar baixo para ela mesma escolher o que quer vestir, deixa umas 3 opções para ela. Isso ajuda a criança ser independente e querer se vestir sozinha.


Isso foi o q eu aprendi sobre o quarto montessoriano, espero que tenham gostado.
: )


5 comentários:

  1. Muito legal essa proposta, ficou lindo o quarto da Nicole, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa proposta, ficou lindo o quarto da Nicole, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, vale muito apena fazer esse quarto, e não sai caro. Se a gente deitar no chão e olha para o quarto dessa visão a gente vê como o bebê vê, com o quartinho normal eles não tem liberdade em nada, e esse quarto é super seguro. Que bom q gostou.

    ResponderExcluir